Mercados

Confira os diferentes tipos de mercado abaixo.

Mercado à vista

A liquidação física, entrega de títulos vendidos, se processa no 2º dia útil após a realização do negócio em bolsa. Da mesma forma, a liquidação financeira, pagamento e recebimento do valor da operação, também ocorre no 2º dia útil posterior à negociação, e somente mediante a efetiva liquidação física.

Todas as ações de emissão de empresas admitidas à negociação.

A formação de preços em pregão, pela dinâmica das forças de oferta e demanda de cada papel, torna a cotação praticada um indicador confiável do valor que o mercado atribui às diferentes ações.

A maior ou menor oferta e procura por determinado papel está diretamente relacionada ao comportamento histórico dos preços e, sobretudo, às perspectivas futuras da empresa emissora, aí incluindo-se sua política de dividendos, prognósticos de expansão de seu mercado e dos seus lucros, influência da política econômica sobre as atividades da empresa etc.

A realização de negócios no mercado à vista requer a intermediação de uma Sociedade Corretora credenciada com a B3, a executar ordens nos mercados eletrônicos ou no pregão. Para operar essas ordens basta utilizar o sistema Home Broker Banrisul ou a Mesa de Operações.

O doador precisa informar à corretora sobre o seu interesse em alugar os seus papéis, com a definição da quantidade, remuneração e prazo. Enquanto o tomador, deposita garantias junto à Corretora para firmar o contrato. As garantias podem ser compostas por ativos como,  títulos do Tesouro Direto e outras ações. O objetivo é garantir capital suficiente para cobrir a liquidação na data do vencimento do contrato. Na efetivação, ocorre a transferência das ações do doador para o tomador até o prazo estipulado.

Os proventos das ações (dividendos e juros sobre capital próprio) são recebidos apenas pelo doador da mesma forma que ocorria antes da operação. Para as bonificações, os valores são corrigidos e repassados apenas na data de liquidação.

Para investir no mercado de ouro disponível - ou qualquer outro produto da BM&F, basta cadastrar-se junto a uma das inúmeras corretoras membros, que executam as ordens de seus clientes no pregão, aberto diariamente à negociação das 10h às 16h30min.

Toda a movimentação financeira ocorre no dia útil seguinte à operação (D+1).

Existe para separar as operações com pequenas quantidades das operações com lotes maiores. Este mercado existe para todos os papéis e seu preço, em geral, é desvinculado do preço do mercado a vista.

Quem define qual a quantidade de ações que é operada no mercado fracionário são as Bolsas de Valores e essa quantidade pode variar de papel para papel (ex.: para ELET6 o fracionário é até 99 ações). O mercado fracionário poderá ser visualizado na página de mercado on-line adicionando a letra F ao final do código do papel (ex.: BRSR6F).

Mercado de derivativos

Derivativos são uma categoria de ativos financeiros no qual o seu valor depende ou é derivado de um outro ativo ou grupo de ativos, como ações, títulos, commodities, moedas, taxas de juros e índices de mercado. O derivativo em si é um contrato entre duas partes e este contrato e o seu preço vai depender do comportamento no ativo no qual ele se baseia. Os derivativos possuem diversas utilidades, entre elas a proteção contra algum risco de mercado específico, a sintetização do comportamento de um ativo (dando assim mais liquidez para operações com ele), a alavancagem de posições. Os derivativos podem ser classificados em contratos a termo, opções de compra e venda, contratos futuros, entre outros, cada qual com suas características.

Operações com prazos de liquidação diferidos, em geral de trinta, sessenta ou noventa dias. Para aplicações no mercado a termo são requeridos, além do registro na B3, um limite mínimo para a transação e depósito de valores, tanto pelo vendedor como pelo comprador, utilizados como margem de garantia da operação. O contrato a termo pode, ainda, ser liquidado antes de seu vencimento.

É o mercado em que não se negocia ações e sim direitos sobre elas. São direitos de uma parte comprar ou vender a outra, até determinada data, uma quantidade de ações a um preço preestabelecido. Neste mercado podem ser negociadas opções de compra de ações e opções de venda de ações.

As operações no Mercado futuro compreendem a negociação de contratos, os quais estabelecem a compra e venda de um ativo a um dado preço, em uma data futura. O comprador ou vendedor se compromete a comprar ou vender certa quantidade de um ativo por um preço estipulado, em uma data futura. No mercado futuro, os compromissos são ajustados diariamente às expectativas do mercado, referentes ao preço futuro do bem, por meio do ajuste diário (mecanismo que apura perdas e ganhos). Os contratos futuros são negociados somente em bolsas.

Normalmente, o esperado é que o preço do contrato futuro de um determinado ativo seja equivalente ao preço à vista, acrescido de uma fração correspondente à expectativa de taxas de juros entre o momento da negociação do contrato futuro de ações e a respectiva data de liquidação do contrato.

Conheça nossos investimentos:

A comunicação por meio da rede mundial de computadores está sujeita a interrupções nos sistemas, problemas oriundos de falhas e/ou intervenções de qualquer prestador de serviços de comunicações ou de outra natureza, e, ainda, de falhas na disponibilidade e acesso ao sistema de operações e em sua rede, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas, nos termos da instrução 380 da CVM.

Toda transmissão de ordem por meio digital está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas.